quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ROTEIRIZAÇÃO

Brasília (19/01) – Uma equipe integrada por técnicos do Ministério do Turismo chega nesta segunda-feira (19) ao Nordeste para fazer a primeira visita de campo com o objetivo de avaliar o território, analisar a viabilidade logística e a tematização do roteiro integrado “Civilização do Açúcar – Caminhos do Engenho”.

O roteiro - inspirado na importância da cana-de-açúcar e seus derivados na formação do Brasil - agrupa e transforma em atrativos turísticos a influência social, política e econômica da sociedade de senhores e escravos, além de ícones como a produção da cachaça e da rapadura e seu importante legado cultural.

A comitiva, formada também por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Marca Brasil, percorrerá em nove dias 21 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas: Pilões, Serraria, Bananeiras, Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande e João Pessoa (PB); Goiana, Vicência, Nazaré da Mata, Itamaracá, Igarassu, Olinda, Recife e Ipojuca (PE); Maragogi, Maceió, União dos Palmares, Pilar, Marechal Deodoro e Coruripe (AL).

O roteiro é um dos contemplados na segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que vai estruturar novos roteiros integrados nas cinco regiões do país, promovendo maior inclusão social e o resgate dos valores culturais regionais.

De acordo com a coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, a visita técnica observará critérios como infra-estrutura, atrativos e serviços turísticos disponíveis, tempo de percurso e sinalização turística.

“Dentro da proposta do projeto, o que forma o roteiro é a diversidade dos territórios e a complementaridade entre esses destinos. A roteirização une elementos que conferem identidade a um espaço, e esse recorte extrapola o limite político-administrativo”, explica Rockenbach.

Segundo ela, o turista busca produtos e experiências do seu interesse, experiências que podem transitar por diferentes territórios com identidade similar ou complementar. “Isso reforça a possibilidade de deslocamento do turista dentro de um roteiro interestadual”.

Até agora, os técnicos realizaram inspeções nos territórios de roteiros que serão estruturados nas macrorregiões Sul e Norte. No Sul, o projeto vai promover o desenvolvimento do Roteiro Aparados da Serra, beneficiando Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região Norte, a proposta integra os estados do Amazonas e Roraima.

Também estão previstas visitas às macrorregiões Sudeste (“Cruzeiros Rodoviários”, que integra Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo) e Centro-Oeste (“Travessia do Pantanal”, que liga Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Roteirização Turística - O projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização é fruto da parceria entre o MTur, o Sebrae e o Instituto Marca Brasil (IMB). O objetivo é apoiar a produção de roteiros turísticos de forma articulada e integrada, por meio da formação de redes de cooperação.

A roteirização turística é uma das estratégias utilizadas no âmbito do “Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil” para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística. É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, regional, estadual, nacional e internacional, a integração e o compromisso dos atores envolvidos.

Histórico - Na primeira edição, o projeto envolveu 130 técnicos de todas as regiões brasileiras e resultou na consolidação de uma grande rede nacional e na estruturação de cinco roteiros: Roteiro Integrado Jericoacoara – Delta do Parnaíba - Lençóis Maranhenses; Roteiro Turístico Caminhos da Revolução Acreana; Roteiro Integrado Iguassu Misiones; Roteiro Integrado Estrada Real – Caminho Velho e Roteiro Integrado de Brasília - Chapada dos Veadeiros.

O projeto contribui para o processo de interiorização do turismo, eleva os níveis de emprego, renda e empreendorismo das comunidades envolvidas e aumenta o fluxo de visitantes e de sua permanência média nos destinos.






Ass. de Comunicação do Ministério do Turismo - ASCOM

Ass. de Comunicação da Embratur - ASCOM

Um comentário:

Anônimo disse...

OLá... passei aqui só prate agradecer por estaracompanhando meu blog!!! Toda semana posto algo referente ao tema proposto, com textos pessoais. Por isso às vezes demora um pouco ou só sai um texto, mas exige muita pesquisa... hehehehe
Vamos manter contato... forte abraço...
André Victor - Estudos sociais do Turismo