sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cambio? E política você tem que estar atento?

Publicado no Terra - Sexta, 16 de janeiro de 2009, 14h13 Atualizada às 14h49

Grupo italiano: Brasil pode ter imagem de protetor de assassino

A associação italiana Domus Civitas, que representa as vítimas da máfia e do terrorismo, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, que extraditem "os terroristas que desfrutam de proteção" no Brasil e na França. As informações são da agência de notícias Ansa.

» Italiano quer boicote turístico
» Pedida liberdade de Battisti ao STF
» Serra: asilo foi um exagero
» Lula: italianos têm que respeitar decisão


"Imploramos que os senhores concedam a extradição aos terroristas que desfrutam de proteção em seus respectivos países; do contrário, a bela imagem da qual gozam os senhores hoje poderá se ofuscar por terem protegido a assassinos", afirma Bruno Berardi, presidente do grupo, em carta aberta aos dois presidentes.

"Nós os respeitamos, mas também os senhores respeitem as vítimas do terrorismo do nosso país e a Justiça italiana", prossegue o documento. "O sangue dos nossos compatriotas não pode ser submetido a esse insulto, nós continuaremos nesta batalha até que seja respeitada a nossa Justiça".

Amanhã, Berardi vai liderar uma manifestação diante da embaixada brasileira em Roma contra a decisão do ministro da Justiça do Brasil, Tarso Genro, de conceder status de refugiado político a Cesare Battisti, ex-militante de extrema-esquerda condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua por quatro assassinatos que teriam sido cometidos na década de 1970, quando liderava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, também se manifestou nesta sexta-feira contra a decisão brasileira de conceder refúgio político a Battisti, afirmando que o caso "põe uma grave ferida na colaboração entre Itália e Brasil".

Por sua vez, o vice-presidente da Comissão das Relações Exteriores do Senado da Itália, Sergio Divina, defendeu o boicote turístico ao Brasil, em repúdio à decisão do ministro Tarso Genro.


Redação Terra

2 comentários:

sas disse...

Hey... valeu por ter me colocado como um de seus blogs que estão sendo acompanhados... a partir desta semana, a cada semana, aomenos um novo txto sobre o tema proposta.
Te espero lá e vc me vê por aqui... hehehe abraços... André

Museu do Isqueiro disse...

Olá! Convido para entrar no desafio que lanço no meu blog. Tens que escrever as 8 resoluções para 2009!

Passa lá e vê! :) Obrigada!