domingo, 3 de maio de 2009

Usando fundamentos antigos para um Negocio Turístico de sucesso

Nem todos os modelos de negocio bem sucedidos são oriundos de centros educativos avançados. Geralmente algumas das ideias mais criativas são resultado de fontes clássicas. Uma dessas fontes é o trabalho enciclopédico chamado “Talmude”. O Talmude é uma fusão entre a sabedoria clássica em um formato sem redacção escrito no decorrer dos últimos séculos. Em seguida oferecemos uma série de princípios Talmúdicos que levados em conjunto podem oferecer novas revelações para os profissionais do turismo.

O conhecimento é a riqueza que pode ser levada por você. O Talmude põe muita ênfase na educação experiencial. Ensina que a única coisa que nada nos pode tirar é o aprendizado e as experiências da vida. Esta revelação é essencial para os mosqueteiros do turismo; o turismo, especialmente em economias decadentes, não tem por objectivo o relaxamento. Todos podemos relaxar-nos em casa. O que as viagens se propõem a vender é o conhecimento que vem do turismo, a habilidade de trabalhar com outros, as experiências que fazem valer a pena viver.

A sabedoria Talmúdica então, nos ensina que nós viajamos a outros lugares para aprender. Também significa que os destinos devem ser autênticos. Mais que a competência mímica, diferencie-se de seus competidores e desenvolva oportunidades para que seus visitantes cheguem a conhecer o que faz da sua comunidade única.

A maneira em são tratados seus empregados é a maneira em que eles tratarão a seus clientes. Lamentavelmente o negocio turístico tem um histórico de mal trato com seus empregados. Geralmente os empregados do sector turístico trabalham por longas jornadas com baixo salário. O resultado habitualmente são trabalhadores frustrados que como resultado tratam a seus clientes de maneira imprópria e distante. Em lugar disso, conclua de que maneira são tratados seus empregados e como se estabelece o tom da cultura corporativa para todos incluindo a seus clientes. Uma das grandes frustrações no turismo são àqueles negócios que tem menos empregados do que o necessário. Esta situação lamentável existe em hotéis, restaurantes e no campo dos transportes.

Os profissionais com êxito no sector turístico são empreendedores que compartem seu conhecimento com seus subordinados. A sabedoria Talmúdica nos ensina que nunca saberemos uma parte do que necessitamos saber. Enfatiza que as pessoas com êxito são aquelas que desejam estar sujeitas aos riscos e que as organizações que não permitem a seus empregados serem criativos, ao final falham ou ao menos se põem incapazes. Lembre que aqueles que estão na linha de frente costumeiramente oferecem as melhores ideias. Desenvolva meios para que o pessoal da linha de frente possa fazer sugestões e realizar as críticas que correspondam. Veja a crítica como um sinal de cuidado e preocupação mais que colocar-se na defensiva. A sabedoria Talmúdica ensina que se você tem temor em tomar uma decisão nunca alcançará o êxito em sua profissão. Calcule o risco e sendo possível, gere o suficiente em você mesmo para tomar riscos prudentes.

As habilidades verbais são essenciais para o êxito do negócio. A confiança verbal é mais que ter um amplo vocabulário e não cometer erros gramaticais (os quais são importantes). A confiança verbal é a habilidade em estabelecer linguagem não-combativa. Também é a habilidade em utilizar o “eu” fora da discussão e não enfocar-se no “Senhor.” Em realidade esta é a base para o serviço ao cliente. O bom serviço ao cliente é deixar que a outra pessoa diga o que tenha que dizer, de escutar atentamente e de maneira preocupada, mais sempre refutar qualquer abuso. A confidência verbal não é levar muito a sério. A melhor maneira de desfazer-se de uma má impressão é usando um humor criativo. Quando o faça, nunca se desvie de seu cliente, sim que assegure-se em ter a suficiente confiança para fazer que a outra pessoa (especialmente estando insatisfeita) sorria com você já seja da situação ou de você. É difícil estar insatisfeito com uma pessoa que tem a suficiente confiança para sorrir dele próprio. Lembre, a maioria das coisas não são assuntos de vida ou morte. O Talmude nos ensina a utilizar a palavra com um grão de sal.

Não gaste mal o dinheiro, no entanto não tenha medo de gastá-lo. Este princípio básico do Talmude é especialmente importante durante períodos de dificuldades económicas. Quando as pessoas estão gastando menos é com frequência que os profissionais do turismo cortam gastos nas coisas essenciais. Mantenha seus empregados durante tempos difíceis e é provável que eles fiquem com você. Pense no que é necessário e o que não é. Cada negocio gasta dinheiro, mais não espere tempos difíceis para reduzir a gordura. Em primeiro lugar não corte os serviços essenciais ou você poderá perder sua reputação. Mantenha seu negócio turístico em perfeita ordem. Pinte e repare quando seja necessário; mantenha um orçamento de propaganda. Os tempos difíceis necessitam ser tempos criativos, portanto encontre a maneira de reparar, manter, e publicitar da maneira mais simples possível. No entanto, é essencial gastar algum dinheiro em tempos de dificuldade se deseja ter dinheiro em momentos de fartura.

Seja você mesmo e celebre seu lado criativo. Esta lição Talmúdica essencial é critica para os profissionais do turismo. Um dos grandes problemas no turismo é que muitos produtos são vistos, são sentidos. Os visitantes buscam o que seja único e especial. Isto não significa que se devem baixar os requisitos ou a qualidade. Significa que o negócio turístico com êxito sabe como ser criativo, como apresentar ideias velhas com uma aproximação fresca e como fazer que a visita ou a experiência de viagem seja boa e única. Pense acerca daquelas companhias aéreas que usaram estratégias criativas para o negócio turístico contra aquelas cujas memórias criadas são negativas. Como distingue você seu negócio? Que o faz dele especial?

Parta com desejo de ganhar. O pensamento Talmúdico nos ensina a nunca dormir em nossa realidade e que é nosso dever enfrentar cada dia como um novo desafio. O Talmude nos ensina a fazer planos a longo prazo e a começar a implementá-los imediatamente. Sua mensagem é que o bom nunca é excessivamente bom. Que estar satisfeito com o êxito próprio é o princípio do fracasso. Então nunca aceite o status quo sim que busque como o pode mudar, aperfeiçoar, e melhorar, olhe a seu redor e trate de determinar o que foi convertido em tão mundano que não o possa ver mais. É muito fácil esconder a mancha da almofada. O pensamento Talmúdico nos ensina que quando estamos muito satisfeitos com nosso êxito, é o momento de preocupar-se. Em seu lugar, cada um de nós necessita recuperar nossos clientes dia a dia. Para ser o melhor, os profissionais do turismo necessitam aprender dos outros, estar sujeitos aos riscos, e trabalhar tanto pelo lucro como pela alegria do êxito.

Nenhum comentário: